Os produtores musicais pernambucanos, referências no ritmo brega funk, possuem histórias similares na área musical. O início foi por vontade própria, sem cursos ou recursos financeiros, mas acabaram criando sucessos de repercussão nacional. Juntos, a dupla já produziu músicas para diversos funkeiros de renome.
DJ DG
Giovane Henrique Freire de Lira, o DG, começou a produzir na adolescência. Foi freqüentando a lan house do tio que ele começou a desvendar os softwares de edição musical. Após um tempo, largou o emprego de técnico de telefonia móvel e comprou seus primeiros equipamentos: placa de áudio, teclado controlador e microfone condensador.
Em 2018, a música Envolvimento, na voz de MC Loma, ficou conhecida nacionalmente. Sabe o bordão “E aê, DG, escama só de peixe”? Então, ela está se referindo a ele que foi responsável pela produção da música. A história foi a seguinte: em janeiro do mesmo ano, a MC e as gêmeas lacração, Mirella e Mariely, foram para o estúdio de DG, em Pontezinha, bairro do município pernambucano Cabo de Santo Agostinho, e mostraram a composição. Chegaram lá às 15h e saíram às 21h. Com dois dias na internet, o clipe já tinha mais de 200 mil acessos. Com o trabalho reconhecido, Giovane passou a ser procurado por artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Manaus.
Batidão Stronda
Guilherme da Silva Alves, o Batidão Stronda, construiu um estúdio em um cômodo compacto na sua casa, na periferia de Recife. Na época, ele passava o dia no PC, vendo aulas de masterização, mixagem e teclado pelo YouTube para se aprofundar no conhecimento de programas.
O produtor só precisou de um computador e um teclado para produzir praticamente todos os sucessos do MC Elvis. Ao lado do cantor, difundiu em Pernambuco uma vertente do brega chamada de batidão romântico. Guilherme se inspirou no batidão de João Pessoa (ritmo que une batidas do reggae com brega e swingueira), um gênero da Paraíba. Misturando esse estilo com o brega funk do Recife deu nesse ritmo envolvente que todo mundo gosta, independente de classe social. Foi por esse apelo comercial e a ausência de letras de cunho sexual que ele foi escolhido para criar uma música para o MC Bruninho, uma criança de 11 anos. O resultado foi Jogo do Amor, que foi a sensação do brega. Também conseguiu grande êxito com a produção de Festa na Árvore, do MC Barão.